quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Aneiroz/CE: Celebrado o Aniversário dos 100 Anos da Matriarca da Família Petrola, Dona Cicy Petrola.

Nesta quarta-feira,24 de janeiro de 2024, foi celebrado em Arneiroz, o natalício de 100 anos de vida, da matriarca da família Petrola, dona Francisca Cicy Leal Petrola.

Uma missa em Ação de Graças foi realizada pela manhã na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. A celebração foi presidida pelo padre Rone César e contou com as presenças dos padres Vicente Laurindo, Valterlânio Dias, Ernandir, Carlos Roberto e José Leandro.

Na ocasião, Dona Cicy Petrola recebeu o título de cidadania arneirozense e a medalha Senador Antero de Brito, a maior comenda do município, através do poder legislativo municipal. A honraria teve autoria da vereadora Carmelita Laura. Dona Cicy Petrola Natural de Cariús, da tradicional família Leal. A mesma  era esposa do saudoso, ex-Prefeito Antônio Petrola, bem como genitora  dos ex-prefeitos  Domingos Lânes Leal Petrola e Dr. José Ney Leal Petrola e do Ex-Vice Prefeito Petrônio Leal Petrola.

Mãe de 10 filhos foi servidora do município por 40 anos, onde ocupou o cargo de tesoureira. Uma mulher simples que dedicou sua vida a família, a padroeira Nossa Senhora da Paz e ao povo de Arneiroz.

Filhos presentes: Dr. Lânes Petrola, Dr. Petronlinha, Dr. Ney Petrola, Dr. Petrônio Petrola, Dione  Petrola e Fátima Petrola. Demais filhos já faleceram.

Além dos filhos, familiares e amigos, o momento celebrativo foi prestigiado também pelo prefeito Monteiro Filho, pelo presidente da Câmara vereador Morais, bem como os vereadores Eraldo de Lima, Carmelita Laura, Hilda Monteiro, Hozanéria Pedrosa, Nilda Lô, pelos ex-prefeitos Dr. Ney Petrola, Dr. Lânes Petrola, Edgar Monteiro e Mateus Dias. Ainda estiveram os ex-vice prefeitos, Gecildo Oliveira e Mavinier Lô, entre ex-vereadores e lideranças políticas e a sociedade arneiozense.

Outro momento celebrado foi o descerramento da placa de identificação da  praça Antonio Petrola, bem como, o plantio de uma árvore pela aniversariante na referida praça.

A trajetória da homenageada foi recordada com muita emoção por todos presentes, momento de reconhecer pelo grandes feitos de uma grande ser humana, humilde e exemplo de vida.

Homenagem e Biografia

Por Arthur Petrola.

Celebrando um século de vida, erguemos nossos corações em homenagem a uma mulher notável, um farol de amor, fé e força: Francisca Cicy Leal Petrola.

Nascida em 24 de janeiro de 1924, nos braços acolhedores do município de Cariús/CE, sua jornada é um testemunho vivo de perseverança, dedicação e amor incondicional.

A adolescência a trouxe a Fortaleza, onde buscava concluir seus estudos no renomado Colégio Santa Cecília. Nesse período crucial, ela teceu os primeiros fios de sua trajetória, antevendo a trama de uma vida marcada pela resiliência. Foi nessa época que seu caminho se cruzou com o de Antônio Petrola, figura proeminente na política arneiroense, dando inicio a uma história de amor que se desdobraria ao longo de décadas

O matrimônio eclesiástico, celebrado em 1947, foi o alicerce sólido sobre o qual construíram uma família numerosa e feliz. De sua união, nasceram 10 filhos, cada um representando um capítulo especial desta epopela familiar. O destino, porém, impôs desafios dolorosos com a partida precoce de uma de suas filhas, uma perda que reverberaria em seus dias. Mas a dor não a abateu; ao contrário, transformou-se em uma fonte de fortaleza, personificando a coragem diante das adversidades

Cicy, mulher de fé inabalável, tomou-se o esteio que guiou sua família quando a tristeza bateu à porta novamente com a partida de seu amado esposo, e em seguida de seu filho Gilmário em um trágico acidente automobilístico. Vestiu as vestes negras do luto como símbolo vivo de sua memória, mas jamais permitiu que a escuridão apagasse a luz de sua crença em um Deus vivo e verdadeiro.

Com o tempo, sua descendência cresceu, multiplicando-se em 21 netos e 25 bisnetos. Cicy não apenas detém o amor incondicional dessas gerações, mas também conquistou o respeito e reconhecimento de toda a sociedade arneiroense. Seu legado vai além do núcleo familiar, estendendo-se aos corações da comunidade que a enxerga como um exemplo de serviço e dedicação.

No inicio da década de 50, e permanecendo por mais de 40 anos, Francisca desempenhou o papel de Tesoureira na Prefeitura Municipal de Arneiroz, contribuindo de maneira inestimável para o desenvolvimento da cidade que tanto amava. Além disso, sua devoção à Paróquia de Nossa Senhora da Paz revela uma mulher comprometida com seu papel como cidadă, cumprindo deveres com diligência e amor.

As portas do centenário, celebramos a vida de Francisca Cicy Leal Petrola, uma mulher que transcende o tempo e cujo legado ecoará nas gerações futuras. Sua história é uma tapeçaria de experiências, entrelaçando os fios da tristeza e da alegria, da perda e da conquista, moldando uma figura extraordinária que nos inspira a enfrentar cada amanhecer com coragem e gratidão. Que sua longa jornada seja lembrada não apenas como um marco temporal, mas como um testemunho de amor e resiliência que iluminará nossos corações por gerações.

Por Flaviano Oliveira – repórter.














Nenhum comentário: