terça-feira, 12 de maio de 2020

Nova Experiência: Vereadores de Arneiroz Participam de Sessão Ordinária por Videoconferência.

A Câmara Municipal de Arneiroz/Ce, presidida pelo vereador Morais Sobrinho, viveu uma nova experiência  na manhã do ultimo sábado,09, na realização da primeira sessão ordinária através de videoconferência.

Durante a sessão virtual os vereadores aprovaram por unanimidade os seguintes projetos:

De autoria do vereador AIRLES FEITOSA - Indicação nº 014/2020 para que seja feita a desinfecção das ruas nos principais pontos de acesso da cidade, fazendo a pulverização com hipoclorito.

O vereador IRACILDO VIEIRA solicitou através de indicação nº 015/2020 para que seja concedida isenção da taxa de água que é cobrada no poço da rua Tiradentes , no centro da cidade.

O vereador FABRÍCIO NUNES  apresentou  6(seis) indicações:  Solicitou indicação nº 016/2020 para que seja feita a recuperação e roço da estrada vicinal que liga a sede do município de Arneiroz as localidades de Intans, Recanto, Condadú, Buié, Olho D’água, Trapiá, Figueiredo e Várzea Redonda; INDICAÇÃO Nº 017/2020 para que seja feita a contratação e/ou remanejamento de pessoal para a área da saúde para ajudar no combate a pandemia do covid-19; INDICAÇÃO Nº 018/2020 para exigir que as agências bancárias e postos de atendimentos bancários em geral existentes no município disponibilizem álcool (líquido e/ou gel) para seus clientes, realizando ainda constante higienização das máquinas, móveis e equipamentos; INDICAÇÃO Nº 019/2020 para que seja feita a aquisição de equipamentos e insumos tais como respirador, oxímetro, tubos e etc., para o hospital municipal de Arneiroz usar no combate à pandemia da covid-19; INDICAÇÃO Nº 020/2020 para que seja feito o isolamento das praças públicas do município de Arneiroz como forma de evitar a aglomeração de pessoas. INDICAÇÃO Nº 028/2020 para que seja confeccionado material impresso (banners e panfletos) educativos e informativos acerca do covid-19 no município.

O vereador AIRTON OLIVEIRA apresentou duas indicações, uma para  que seja feita a colocação de lâmpadas na praça do distrito de Cachoeira de Fora, e outra para que seja expedido ofício a Enel requisitando que a mesma substitua as lâmpadas do distrito de Cachoeira de Fora.

A vereadora NARA RUTHE  solicitou duas indicações, uma para que sejam distribuídos os gêneros alimentícios da merenda escolar as famílias dos estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede municipal de ensino devido a pandemia do novo coronavírus.  E outra para que seja feita a podagem das árvores dos distritos de Cachoeira de Fora e Novo Horizonte, assim como a limpeza dos “matos” das ruas.

A vereadora HOZANÉRIA PEDROSA apresentou 3 indicações:  uma para que sejam fornecidos kits com produtos de higiene pessoal (álcool em gel e máscara) para as famílias de baixa renda do município. A segunda para que sejam adquiridos testes rápidos para diagnóstico da covid-19, bem como seja providenciado o isolamento dos casos suspeitos até a comprovação ou não com a sorologia ou PCR, e a terceira para que seja feita a higienização dos transportes públicos, bem como sejam assegurados equipamentos de proteção para os profissionais da saúde;

O vereador ERALDO DE LIMA indicou que seja feita a recuperação e roço das estradas vicinais do município de Arneiroz.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO
O vereador AIRTON OLIVEIRA  apresentou uma moção de congratulação a todas das mães do município de Arneiroz, em nome da sua mãe, a senhora  Raimunda Lídia de Oliveira, pelo dia das mães celebrado no dia 10 de maio do corrente ano.

MOÇÕES  DE PESAR
O vereador IRACILDO VIEIRA, apresentou duas moções de pesar, uma  pelo falecimento da senhora Eridan Rodrigues Lô, ocorrido no dia 30 de março do corrente ano, na cidade de Arneiroz – Ceará, e outra falecimento do senhor Francisco Edimar Cavalcante, ocorrido no dia 15 de abril do corrente ano, na cidade de Fortaleza – Ceará.

O vereador  AIRTON OLIVEIRA também apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do ex-vereador desse município, senhor Antonio Custódio de Araújo, ocorrido no dia 07 de maio do corrente ano, no sítio Bandeira, Arneiroz – Ceará.

PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO APROVADOS
Durante a reunião remota foram colocados em pauta, apreciados, votados e aprovados por todos, dois projetos de lei de autoria de executivo municipal encaminhado pelo prefeito Edgar Monteiro.

Um dos projetos autoriza o município a celebrar convênio com a Policia Civil e a Policia Militar do estado do Ceará. O outro  dispõe sobre a autorização de contratação por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

A próxima sessão virtual será no último sábado deste mês, dia 30/05, às 9 horas.

Por Flaviano Oliveira - repórter.

Nenhum comentário: