sexta-feira, 27 de março de 2020

Sítio Arqueológico em Antonina do Norte é Aprovado pelo IPHAN como Patrimônio Nacional Histórico e Cultural.

O Município de Antonina do Norte foi comunicado oficialmente nesta quinta-feira,26, sobre despacho positivo do Ministério do Turismo, sobre Análise de georreferenciamento e cadastro de sítio arqueológico.

Baseado no documento, solicita o cadastro do sítio arqueológico Guerrilhas e, considerando a Nota Técnica 58 (1817206), que é favorável ao cadastro do sítio e do parecer positivo quanto ao seu cadastro presente no Relatório Colaborativo de Reconhecimento de Potencial Histórico e do Patrimônio Cultural (1802226), informo que o cadastro do sítio foi aprovado, conforme análise do georreferenciamento e das informações apresentadas.

Sendo assim, o sítio supracitado foi cadastrado no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), com código Iphan CE-2300804-BA-ST-00001.

Tombamento: 
Antonina do Norte terá lugar reconhecido como patrimônio histórico e cultural pelo Governo Federal.

A reunião de apresentação do relatório colaborativo de reconhecimento de potencial histórico e do patrimônio cultural da área denominada “Guerrilhas”, no município de Antonina do Norte, ocorreu em agosto do ano passado, 2019.

Durante o encontro que contou com a presença dos arqueólogos Agnelo Queirós e Mikael Correia, eles apresentaram para a sociedade o relatório de cadastro da localidade “GUERRILHAS”, situada no município de Antonina do Norte, como Sítio Histórico e Arqueológico tombado junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A localidade é lugar de memória e guarda vestígio de trincheiras e montículos de pedras de conflitos armados que aconteceram nos anos de 1817 na Insurreição Pernambucana, em 1824 na Confederação do Equador e em 1832 na Revolta de Pinto Madeira.

Esse reconhecimento é uma oportunidade ímpar para projetar o município a nível estadual, nacional e internacional.

Com isso, vai possibilitar o desenvolvimento de turismo sustentável visando uma visita onde o turista tentará causar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia. Vislumbrando ainda o desenvolvimento da pesquisa científica e parcerias com instituições e universidades que já apresentaram o interesse em conhecer a localidade.

Por Flaviano Oliveira - repórter.

Nenhum comentário: