terça-feira, 23 de abril de 2019

Vereadores de Antonina do Norte Participam de Capacitação do TCE em Assaré.

Os vereadores da Câmara Municipal de Antonina do Norte, Demar Dias(presidente), Orlando Rufino, Ronin Dias, Rômulo Sampaio e  Santino Barbosa, estiveram nesta terça-feira, 23, em Assaré, participando de uma capacitação para representantes de câmaras municipais da região do cariri oeste, secretários municipais, ONGs, entre outros gestores, promovida pelo Trbunal de Contas do Estado do Ceará, através do programa TCEduc, sob a coordenação do Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas do TCE Ceará, o TCEduc.

A partir dessa edição, recebe o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que passa a integrar o programa levando ao interior o projeto “Educação e Cidadania – Contra a Corrupção”.  

Neste encontro foram realizadas seis ações simultâneas voltadas a gestores a este público:

Para os administradores públicos foram ofertados cursos sobre: “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles; e Controle Interno: Governança, Risco e Compliance”. Já para os que atuam no Poder Legislativo Municipal foi ministrada a capacitação “Aspectos Relevantes da Gestão orçamentária no Poder Legislativo”.

A sociedade conferiu a palestra “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”, momento em que os técnicos do TCE sensibilizam os expectadores quanto à importância das Ouvidorias e seu papel como ferramenta de acesso rápido aos gestores públicos.

Para os estudantes foram ofertadas palestras com o objetivo de despertar o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Complementando as atividades, os participantes conheceram mais sobre o Aplicativo Controle Cidadão, ferramenta desenvolvida pelo TCE para comunicação das condições oferecidas na área da Educação.

A abertura das capacitações ministradas pelo TCEduc ocorreu na Escola Profissionalizante Nedina Onofre, quando fizeram uso da palavra o Assessor da Presidência do TECE Juraci Muniz, do promotor de justiça Helder Xinenes, do assessor da Ouvidoria do TCE Virgílio Freire e do prefeito de Assaré Evanderto Almeida, que deu boas vindas aos participantes.

As oficinas foram ministradas nos seguintes locais: Escola Profissionalizante, Câmara Municipal e Memorial Patativa do Assaré.

Por Flaviano Oliveira – repórter.
*Com Informações do Jornalista Amaury Alencar.

Nenhum comentário: