sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pipeiros presos acusados de derramar água abastecida do açude Arneiroz II que atenderia carência de outros municípios cearenses.

A Policia Militar de Arneiroz, sob o comando do subtenente Carlos Couto, conduziu nessa quinta-feira,12,para a delegacia regional de policia civil de Tauá,05 caminhões pipas, além dos respectivos motoristas e um morador. 

A apreensão foi realizada na localidade Ladeira do Hélio no Município de Arneiroz. Segundo o subtenente, a PM recebeu a denúncia de que esse local era usado para o derrame de água abastecida no Açude Arneiroz II e que deveria ter como destino os moradores carentes dos Municípios de Boa Viagem e Pedra Branca, beneficiados com o programa carro pipa do Governo Federal.07 carros pipas foram encontrados no local, alguns vazios e outros abastecidos e mais um chegou logo depois. Os motoristas de três veículos não foram localizados e os pipas, que estavam vazios, ficaram no local. Apesar de nenhum ter sido flagrado derramando a água, segundo o subtenente Carlos Couto, as marcas no chão mostram claramente que era constante o derramamento de água na área.

Quando os policiais chegaram a delegacia com os pipeiros, tres advogados já estavam aguardando para cuidar do caso. Os 05 motoristas e o responsável pelo terreno foram ouvidos pelo delegado regional, Dr. Gisleian Lima. Todos negaram a denúncia de derrame da água e alegaram que o local era utilizado apenas como parada para descanso, para depois seguirem a viagem. Quatro motoristas foram ouvidos e liberados, como também os veículos. Esses estavam com as pipas cheias e nada foi provado contra eles, por enquanto, mas as denúncias vão continuar sendo investigadas.

Duas pessoas foram autuadas em flagrante e ficaram presas. O pipeiro Francisco Jhonata Lima de Oliveira,28 anos, foi autuado no artigo 171,caracterizado o estelionato. Segundo o delegado foi constatado que ele abasteceu o caminhão na manhã dessa quarta-feira, sendo a água destinada a localidade de São José, no Município de Boa Viagem, só que o veiculo não saiu do Município de Arneiroz. O motorista apresentou para a fiscalização uma planilha falsa, com o aval do apontador, como se tivesse entregue a água na localidade. Após o procedimento ele foi conduzido para a cadeia pública de Arneiroz. O segundo flagrante foi contra Valmir Sousa Santos,49 anos, responsável pelo terreno. Segundo o delegado ele foi autuado por danos ao patrimônio, sendo constatado que ele era conivente com a ação, já que no local o acesso era por uma cancela, com cadeado e foi instalada até uma barraca. A pena é de 1 a 3 anos, cabendo fiança que foi arbitrada em 05 salários mínimos, o equivalente a 4.685,00.Quando ele pagar será liberado.

A ação foi comandada pelo subtenente Carlos Couto, da unidade da Policia Militar de Arneiroz, contando ainda com os PMs G. Vidal e Lira e o apoio da policia militar de Aiuaba. O responsável pela fiscalização do Exército, subtenente Leite, do 23 BC acompanhou todo o trabalho policial.


Fonte: Blog do Edy Fernandes.

Nenhum comentário: