sábado, 30 de dezembro de 2017

Tauá: Rádio Cultura dos Inhamuns Comemorou seus 37 anos de Sucesso.

A Rádio Cultura dos Inhamuns comemorou nesta quinta-feira, 28, seus 37 anos de sucesso em grande estilo e alegria.
A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
É sem dúvida a melhor emissora de rádio da região dos Inhamuns, além de ter sido a pioneira em radiodifusão. A contribuição no desenvolvimento sócio-cultural é percebível em toda esfera da sociedade inhumunhense, onde tem assumido a dianteira em todas manifestações populares.

O Decreto nº 83.813, de 7 de agosto de 1978 deliberado pelo Presidente da República que em uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 81, item III combinado com o Artigo 8º, item XV, letra “a”, da Constituição, e tendo em vista o que  consta do processo MC nº 6.133/78(Edital nº 48/78), decreta no Artigo 1º – Fica outorgada concessão a Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda, nos termos do artigo 28 do Regulamento dos serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, para estabelecer, sem direito de exclusividade, uma estação de radiodifusão sonora em onda média de âmbito regional, na cidade de Tauá, Estado do Ceará: Brasília, 7 de agosto de 1979, assinado pelo Presidente da República Federativa do Brasil: João Batista de Figueiredo.

A líder de audiência na região dos Inhamuns só iniciou sua radiodifusão  em caráter experimental no dia 28 de novembro de 1980 e depois de um mês de funcionamento no dia 28 de dezembro de 1980 deu-se sua inauguração. Tauá viveu um dos momentos mais importante de toda sua história, um marco de alta relevância no cenário da comunicação sonora.

A imagem pode conter: comidaSobre a instituição desta emissora deve ser ressaltado o nome de maior proeminência na constituição desse sonho tauaense, o eterno Ex-Deputado Estadual em 6 Legislaturas (1966 – 1990), Médico formado pela Universidade Federal do Recife (1956), Ex-Prefeito de Tauá (1962 – 1966), Ex-Secretário de Saúde do Estado (1973/74), Ex-Presidente e  Ex-Primeiro Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, assumiu o Governo do Estado no Exercício da Presidência Assembléia Legislativa (1970/72 e 1980/82), Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) Dr. Júlio Gonçalves Rêgo. No momento de inauguração tiveram presente o Governador Virgilio Távora, Ministro de Minas e Energia César Carls, Deputado Federal  Claudino Sales, radialistas: Peixoto de Alencar (maior radialista na época) e Arnaldo Santos ambos da Rádio AM Dragão do Mar e o Prefeito Municipal de Tauá Joaquim de Sousa Bastos. A principio nesta Rádio os sócios eram o então Parlamentar Deputado Júlio Rêgo e o Deputado Federal Claudino Sales de Crateús, mas, em 1982 passa a pertencer de forma definitiva até hoje ao Dr. Júlio Rêgo como Diretor presidente e ao  Dr. José Rêgo Filho  como superintendente.

Em 1987 a emissora ficou sobre a superintendência de seu irmão José Rêgo Filho e o maior locutor da região Inhamunhense Antônio Sampaio Moreira assume a gerência administrativa da rádio. Hoje os sócios são: Dr. Júlio Gonçalves  Rêgo, Dr. José Rêgo Filho e o Dr. Rêgo Neto (filho do Dr. Lemos).

Ao longo destes 37 anos de funcionamento várias pessoas (locutores) já trabalharam aqui, mas, alguns saíram e assumem destaque em outras emissoras, demonstrando o preparo profissional da “prata de casa[2]”: Sandro Alemão (Difusora dos Inhamuns), Simone Silva (FM Assembléia em Fortaleza), Dutra Paixão (Trici FM), Alverne Lacerda (Trici FM), Helvércio Martins,  Vilrismar Holanda (Rádio Difusora dos Inhamuns).

Atualmente a Rádio Cultura dos Inhamuns tem um quadro de 11 funcionários: 4 locutores (Sampaio Moreira, Flaviana  Xavier, Edir Fernandes, Flaviano Oliveira e Jota Silva), 3 operadores de áudio (Francisco José, Elino Mota – Motinha e Teixeira Cavalcante), 2 recepcionistas (Zenilda Estrela e Myrtes Amorim), 1 em serviços gerais (Célia Belisário) e 1 vigia (Graciliano). E outros colaboradores.

Uma emissora que se preze tem que ganhar prêmios do fruto de sua capacidade profissional, onde coloque em um nível de superioridade, mas, com os pés no chão, ou seja, humildade, aceitando desafios, lutas e com um sonho a ser alcançado: “Um sonho de se sonha só é um sonho, mas, um sonho que se sonha juntos não é um sonho é uma realidade concreta”, então, a  Voz da Região ganhou o Premio de Destaque no ano 2005 pela ACERT.

A Rádio Cultura dos Inhamuns é conhecida como a Rede Globo de Televisão.

A programação desta emissora é um verdadeiro diferencial na radiodifusão, pois, o Programa Domingo Total apresentado pelo radialista Flaviano Oliveira, aos Domingo de 12:00h à 15:00h já recebeu destaque pela Revista Veja quando apresentado pelo comunicador Sampaio Moreira como uma prestadora de serviço à comunidade, onde neste programa os ouvintes recebem telefonemas de seus familiares espalhados no Brasil, principalmente do Estado de São Paulo, na época foi constatado que o telefone  mais utilizado na região do Nordeste era desta emissora, outro fato interessante foi sua participação no Programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão sobre a seca e as invasões no comércio de Tauá, mais outro evento foi a Transmissão do Jogo Brasil e Peru direto do estádio Castelão no Maranhão, onde somente mais 2 emissoras transmitiram neste jogo: Rádio Verdes Mares e Rádio Vale do Cariri.

A querida Rádio dos Inhamuns possui uma programação recheada de sucessos, pois, às 5:00h às 6:00h Edir Fernandes comanda o programa Alvorada do Sertão despertando o sertão com muita musica sertaneja, nordestina, noticias e manchetes dos melhores  jornais do Brasil e piadas para entreter seu astral. As 6:00h às 7:30h R C I e Noticias como Sampaio Moreira, Edir Fernandes e Flaviano Oliveira, no plantão policial e hospitalar, uma cobertura de tudo que ocorre em Tauá, Inhamuns, Ceará, Brasil e mundo, a noticia em tempo real , em 1º lugar, aonde a noticia acontece a Rádio Cultura está. As 7:30h às 11:00h Manhã de Sucesso com Flaviana Xavier e no suporte Edir Fernandes comandando uma manhã de paz, amor e muita felicidade, com musicas, horóscopos, dicas de novelas, noticias dos famosos, aniversariantes do dia, dicas de culinária, saúde, participação dos ouvintes, agenda dos eventos, sorteios de prêmios (camisas, CD, DVD, ingressos, brindes), charadas, pesquisa do dia uma verdadeira sintonia do bem, o programa que deixa você em alta astral. As 11:00h às 11:30h Bola em Jogo com  os craques da informação Edir Fernandes e Jota Silva conduzindo a resenha esportiva, abordando as modalidades de esporte mais importante em nosso país, principalmente o futebol em nível mundial, nacional, cearense, municipal Das 12:00h às 13:30h Opinião do Povo comandado por Sampaio Moreira e Edir Fernandes um informativo crítico, imparcial, reflexivo e polêmico, com uma opinião firme das questões de nossa região, principalmente de Tauá. As 13:30h às 14:00h Jota Silva comanda o Correio Cultura Avisos e Convites, programa que conserva até hoje seu nome juntamente com Opinião do Povo.

Das 14:00h às 16:00h Jota Silva apresenta o Show da Tarde com muita musica, diversão e humor. As 16:00h às 18:00h Arrochando o Nó com Edir Fernandes o forrozeiro danado de bom, fazendo o forrozão do povão, um forró tradicional. Das 18:00h às 18:30h O Pensamento e a Fé com o Professor Coelho um programa religioso e das 18:30h às 19:00h o suplemento musical com Luiz Gonzaga - O Rei do Baião (in memoria). Após a Voz do Brasil, o fechando a programação com o Programa da Noite (musical) das 20h Pas 21h.

No final de semana a programação tem um gênero semelhante aos demais dias com um diferencial no programa Encontro de Saudade e Domingo com Roberto Carlos com Flaviano Oliveira, Domingo Rural com Dr. Jorge Hauser, Campeãs da Semana com o Franzé Mota e Domingo Total com Flaviano Oliveira.

Em pesquisa realizada recente sobre a audiência das emissoras de Rádio de Tauá a Rádio Cultura ficou em 1º lugar em todas as programações com 64,3% de audiência, e o programa Opinião do Povo obteve 72,5%. Tudo isto é fruto de um profissionalismo imparcial com uma programação eclética, uma rádio que leva você a serio, uma emissora para você sintonizar, que tem um gênero de entretenimento, musical e gospel music, informativo, prestador de serviços, humorístico, policial, político, cultural, social, interativa, dinâmica, diversificada, atendendo todas as camadas sociais independente de cor, ideologia e concepção religiosa.

A  nove, meia, zero (960 Khz) que está em seu estúdio digitalizados no planalto dos Colibris e filiada a ACERT e ABERT já esteve sintonizada na freqüência de 1460 Khz, hoje é operada com um quilo de potência, com uma antena de 78 metros de altura fazendo assim seu sinal chegar mais distante deixando suas co-irmãs na retaguarda. Esperara-se que seja instalado um transmissor de estado sólido o  que tem de mais moderno no momento para seu 28º de aniversário, deixando a Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda num status de protuberância.

Fonte: Site da Rádio Cultura.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Nenhum comentário: