A 4ª reunião ordinária do 1° período legislativo da Câmara Municipal de Várzea Alegre, realizada em 11 de fevereiro, foi marcada por debates e votações sobre valorização profissional, transporte universitário e mudanças na composição da Mesa Diretora.
Na Tribuna Livre, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Pedro Bitu, apresentou a Campanha Salarial Unificada 2026, com reivindicações como reajuste de 7% para servidores acima do mínimo e para o magistério (além do percentual municipal posteriormente aprovado), adicional de insalubridade, pagamento de direitos previstos em lei, fornecimento de EPls, combate ao assédio moral e reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).No campo da educação, foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei n° 011/2026, que concede reajuste de 6% ao piso dos profissionais do magistério da rede municipal, percentual superior ao índice nacional inicialmente anunciado (5,4%). Parlamentares destacaram a importância da valorização da categoria e da mobilização social no debate sobre o piso salarial, e a matéria seguiu para os trâmites legais após aprovação.
O transporte universitário concentrou parte significativa da pauta. O Projeto de Lei n° 008/2026, que autoriza o credenciamento de cooperativas para prestação do serviço, foi aprovado em segundo turno por 8 votos a 4, após o plenário manter pareceres de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça e Redação a emendas parlamentares que tratavam, entre outros pontos, da garantia expressa de gratuidade. Já o Projeto de Lei n° 009/2026 instituiu o Programa de Monitoria do Transporte Universitário.Por fim, houve mudanças na composição da Câmara: o suplente Francisco de Araújo Costa (Kleiton do Bar - MDB) tomou posse como vereador, com mandato até dezembro de 2028, e o vereador Otoniel Junior (PSD) foi eleito vice-presidente da Casa, em votação que registrou maioria da bancada de situação. A sessão foi presidida pela vereadora Menésia Simião (PT).


Nenhum comentário:
Postar um comentário