terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Passaporte antigo de Eliza Samudio é encontrado em apartamento em Portugal.

Um passaporte antigo em nome de Eliza Silva Samudio foi encontrado em um apartamento em Portugal e entregue às autoridades brasileiras. A descoberta foi inicialmente divulgada pelo portal Leo Dias e confirmada posteriormente pelo Consulado-Geral do Brasil em Portugal e pela mãe de Eliza, Sônia Moura.

De acordo com as informações, o documento foi localizado no fim de 2025 em um apartamento alugado, em meio a livros, descrito como tendo sido “escondido ou esquecido” no local. Um homem identificado apenas como José teria encontrado o passaporte e o encaminhado ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.

Segundo o portal, fontes oficiais confirmaram a autenticidade do documento e informaram que não há registro de emissão de segunda via do passaporte. O caso chamou atenção por envolver o nome de Eliza Samudio, cujo desaparecimento e morte tiveram ampla repercussão nacional.

Em entrevista ao jornal O Tempo, Sônia Moura afirmou que tomou conhecimento da existência do passaporte, mas disse que só irá se pronunciar publicamente após o documento passar por uma análise mais detalhada, com o apoio de advogados.

Em nota, o Consulado-Geral Brasileiro em Portugal informou que fez uma comunicação oficial ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. “O consulado comunicou ao Itamaraty que o passaporte foi encontrado e entregue. Neste momento, estamos aguardando instruções sobre quais são os próximos passos com relação ao documento”, diz o comunicado.

Nenhum comentário: