O Açude Arneiroz II, neste ano, teve sua vazão média aprovada em 400 L/s, correspondendo, a uma liberação de 1.100 L/s, com início em 01/09 e término em 01/11/2022.
O objetivo é de complemento hídrico da barragem Caldeirões/Saboeiro-Ce, e a operação também possibilita pequenas descargas para o abastecimento da comunidade de Boqueirão/Arneiroz, quando necessário.
Contudo a gerência regional de Iguatu esteve, no início do mês de setembro, realizando levantamentos sobre as condições de operação com objetivo de garantir o melhor resultado.
Nesse período, houve uma liberação entre os dias 01 e 06/09, exclusivamente, para melhoria da qualidade de água da barragem que abastece a sede de Arneiroz, enquanto eram concluídos os levantamentos necessários para início da operação aprovada.
Conforme a Cogerh, visto que as condições observadas são convenientes a abertura da operação, foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 12, a liberação para atendimento do complemento hídrico de Caldeirões, reforçando que a liberação não teve prejuízo com seu adiamento.
A comissão gestora do maior reservatório d’água da região dos inhamuns, afirmou ainda que a operação ocorrerá dentro dos parâmetros aprovados e respeitará o princípio da eficiência habitualmente empregado pela Cogerh.
Repórter Flaviano Oliveira
*Com Informações da Cogerh de Iguatú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário