sexta-feira, 6 de março de 2020

Antonina do Norte – Escola Municipal Inaugura Rádio Escola em Comemoração ao Aniversário de 32 Anos de Fundação.

A Escola de Ensino Fundamental de Antonina do Norte Francisco Mendes e Silva comemorou nesta quinta-feira, 05, seus 32 anos de fundação no município.

Na ocasião, inaugurou e apresentou para a comunidade estudantil o Projeto Rádio Escola que também é web Radio, cujo aplicativo foi desenvolvido por Márcio Sousa, pai do aluno Antonio Marcus.

Parceria

A Rádio Escola conta com a parceria da  Secretaria Educação do município e os recursos técnicos para pôr a programação no ar se resumem a um pequeno equipamento profissional com mesa de som, computador, transmissor  e equalizador. O alcance é restrito, porem suficiente para abranger todo o território da escola sem entrar em conflito com a atual legislação, que não autoriza o uso de rádios comunitárias.

Rádio na Internet

Outra ferramenta importante e que os ouvintes podem escutar a emissora aonde estiver, é através de um aplicativo próprio da emissora: “Rádio Web Escola Fco Mendes”. “E só baixar no seu celular e ouvir onde você estiver”, informa Márcio Sousa.

Para os professores, o projeto possibilita uma discussão teórico-pedagógica. Eles debaterão  temas educacionais variados que podem ser tratados nos programas a serem desenvolvidos pelos próprios alunos e educadores, como saúde, meio ambiente, sexualidade, etc. O trabalho abrirar um espaço comunicativo que age na esfera da expressão.

Ainda segundo Márcio Sousa, “A criação desse canal favorecerá a comunicação e aprendizagem dos estudantes”, frisou.

O estudante João Antonio  da referida instituição de ensino inaugurou os microfones da rádio que traz esses meio de comunicação como alternativa  de primar pelo acesso de todos da escola conhecimento das informações e formação de indivíduos mais críticos e conscientes de seus direitos e participarem ativamente da esfera social.

Nesta perspectiva, o acesso à informação é o primeiro direito que rege o cidadão, já que, a partir dele, adquire-se conhecimento e consciência sobre os demais. A transmissão de informações, por exemplo, através da rádio escola, é de suma importância para o crescimento coletivo, a fim de que tenham conhecimento e reivindiquem seus direitos humanos e de cidadania.

Ainda durante a comemoração alusiva ao aniversário da escola houve várias apresentações artísticas culturais em homenagem a referida instituição de ensino daquele município.

Por Flaviano Oliveira - Repórter.






 


Marcio Sousa Mostra como funciona o App da Rádio Escola 



Nenhum comentário: