Professora Penha e Secretária de Educação Joana Braga. |
Segundo a Secretária de Educação Joana
Braga Arrais Sousa, várias ações foram desenvolvidas que atendem as demandas necessárias
para uma educação especial e inclusiva de qualidade, como por exemplo:
- Ampliação do atendimento para alunos das Creches;
- Lotação de professoras do Atendimento Educacional Especializado por turno implantando o 1/3 da jornada para formação continuada e em serviço garantindo o direito a hora atividade para estudos, planejamento, elaboração de material, acompanhamento as famílias e outras atividades necessárias para o atendimento ao aluno na Sala de Recursos Multifuncionais e apoio aos professores da salas regulares da educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 9º ano;
- Seleção Temporária para suprir a carência para professor do Atendimento Educacional especializado;
- Manutenção das Salas de Recursos Multifuncionais existente;
- Mapeamento da demanda em toda rede municipal do ensino observando o censo escolar e alunos admitidos;
- Abertura de vagas para atender a procura dos alunos da Escola estadual e particular de acordo com a legislação estadual e federal ;
- Seleção temporária de profissionais de apoio ao aluno com deficiência e outros transtornos ou necessidades especiais de aprendizagem para apoiar o aluno na sala regular e em outros espaços de aprendizagem de acordo com sua necessidade de higienização, alimentação, locomoção e auxílio ao trabalho do professor para melhor inclusão na turma;
- Coordenação da educação Especial e Inclusiva na Secretaria de Educação acompanhando as escolas incluídos;
- Formação continuada e em serviços para professores do Atendimento Educacional Especializado , Núcleo Gestor das Escolas e Equipe Pedagógica da SME;
- Formação continuada para os profissionais de apoio;
- Realização do Dia D da inclusão de alunos com participação das famílias, equipe gestora, pedagógico, professores das salas regulares , profissionais de apoio e parcerias com palestra e jantar;
- Realização de entrevista individual as mães dos alunos incluídos no atendimento;
- Visitas domiciliares realizadas pela coordenadora , professora e/ou núcleo gestor das escolas com disponibilidade do transporte da SME;
- Efetivação do atendimento em sala regular em um turno e no contra turno o atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais;
- Disponibilidade de transporte escolar para o atendimento dos alunos no contra turno;
- Aquisição de materiais didático e pedagógico para adaptação de atividades, etc.
Por Flaviano Oliveira - repórter.
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