quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Começa Nesta Sexta-feira,18, Mais Uma Edição do Festival dos Inhamuns em Circo, Bonecos e Artes de Rua.

De 18 a 30 de novembro, o Sertão Sul cearense recebe a nona edição do Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua. Grupos do Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina se apresentam nos polos dos municípios de Tauá e Arneiroz. A programação é gratuita!

A tradicional festa das artes de rua chega a partir do dia 18 de novembro no município de Tauá (Região dos Inhamuns). É a nona edição do esperado Festival dos Inhamuns. Circo, bonecos e artes de rua que vai tomar conta do Parque da Cidade durante dois dias de programação com espetáculos gratuitos e livre para todos os públicos.
No polo Tauá, a partir das 18h, o público vai conferir atrações locais com apresentação do Grupo de Capoeira Garra Cearense (Mestre Jaguar), o espetáculo “O Desejo de Catirina” do Grupo Cecit´Arte e “A Farsa de Romeu e Julieta” do Grupo Muc’Arte. As apresentações cearenses convidadas ficam por conta do Mágico Mister Van de Juazeiro do Norte e Orlângelo Leal do Grupo Dona Zefinha de Itapipoca com seu novo trabalho Autômato além do encantador Laguz Circo uma dupla de artistas circenses de Fortaleza e Argentina. E como Circo não pode faltar vamos ter números de monociclo com Reginho Calvo, Malabares com William Ramon e palhaçadas com o Palhaço Futriko.

No cenário nacional o Festival traz dois grupos do Sul do país: UEBA do Rio Grande do Sul com dois espetáculos “Zão e Zoraida” e ‘As aventuras do Fusca a Vela’ e o Cirquinho do Revirado de Santa Catarina com o espetáculo “Julia”.

De Tauá, o Festival segue para Arneiroz, sede da Arte Jucá que realiza o projeto para mais dois dias de programação (29 e 30 de novembro). As atrações ficam por conta dos melhores e mais experiente grupos de teatro de rua do Ceará. Três espetáculos recém estreados como “Urubus” do Grupo Pavilhão da Magnólia, “O Auto do Rei Leal” fruto de um coletinho homônimo e “Devorando Heróis. A Tragédia segundo os Pícaros” do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. A apresentação internacional ficará com o grupo Patos Mojados (ARG), que faz uma performance em parceira com o grupo cearense Dona Zefinha no espetáculo Hijo de las Américas.

A novidade desta edição é que ela vem sendo pensada e realizada em parceria com outros dois festivais. O Festival dos Inhamuns e os Festival Popular de Teatro de Fortaleza e Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará fizeram uma parceria articulando ações cooperadas potencializando as atividades e minimizando custos e otimizando os recursos cada vez mais escassos.

O festival tem o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Ceará, através do Edital de Demanda Espontânea; uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ em parceria com o Festival Popular de Teatro de Fortaleza e Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará e produção da Iluminura Produtora Cultural. Por Honório Barbosa – DN. 




Nenhum comentário: