terça-feira, 17 de setembro de 2019

Pescadores e pescadoras artesanais de Arneiroz irão participar da mesa de negociação com o poder publico.

O povo da pesca continua na luta pelos direitos. Em Arneiroz, como forma de participação social para a efetivação das políticas públicas representantes do poder público, entidades, pescadores e pescadoras junto a Cáritas de Crateús vão se reunir nesta quinta-feira dia 19 de Setembro, em uma mesa de negociação, que contará com a presença do prefeito Edgar Monteiro.

PROGRAMAÇÃO


Às 13h00 será reunião com as mulheres  e  às 14h00 será com pescadores e pescadoras e às 15h00 com pescadores, pescadoras e cooperados da Cooperativa de Santa Tereza. As reuniões ocorrerão na sede da Câmara Municipal de Arneiroz.

Resultado de imagem para pescaA atividade é uma realização do projeto “Pescadoras e Pescadores artesanais construindo o Bem Viver”, realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús e Conselho Pastoral de Pescadores Regional Ceará, e CISV, e cofinanciado pela União Europeia e Conferenza Episcopale Italiana. 

A ação tem como objetivo, debater as demandas dos pescadores e pescadoras de Arneiroz e instituir um canal de diálogo entre o governo municipal, entidades e a categoria da pesca artesanal do município.

As demandas foram identificadas a partir de um diagnóstico realizado com pescadores e pescadoras acompanhadas pelo projeto junto aos técnicos mobilizadores de campo. A comunidade da pesca espera com muito entusiasmo o momento da mesa para discutir com o poder público e as entidades, possibilidades de solução para as necessidades desse povo tão invisível.

A intervenção do projeto até agora se desenvolveu em 12 municípios com o intuito de estimular a leitura crítica da realidade, renovar os quadros das colônias e associações com, sobretudo, a entrada de mulheres pescadoras nos corpos dirigentes e melhorar a legislação da pesca. 

Após da avaliação dos primeiros dois anos, o projeto agora está focado em garantir o acesso às políticas, mediante negociações com os poderes públicos, o empoderamento das mulheres para o aumento da renda e a construção das alternativas que possam garantir o desenvolvimento sustentável das comunidades da pesca no Sertão.


Nenhum comentário: