segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Presidente da Câmara Municipal de Saboeiro, Thiago Braga, participa de encontro estadual do TCE para buscar melhoria da gestão.

Capacitar para não errar. Este foi o objetivo do I Encontro Técnico para Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará, ocorrido na manhã desta quinta-feira (31/1), no Plenário do Edifício 5 de Outubro. 

A iniciativa foi do Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

Representantes dos 184 parlamentos municipais cearenses foram saudados pelo presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, que ressaltou a importância dessa aproximação com os vereadores e demais gestores.

O vereador César Veras, presidente da Câmara Municipal de Camocim, à frente da UVC, agradeceu a parceria com a Corte de Contas em busca de uma gestão pública de excelência.

Eugênio de Castro e Silva Menezes, secretário adjunto de Controle Externo (Secex) do TCE, abriu o encontro com palestra sobre “Duodécimo da Câmara - aspectos relevantes”. 

O analista expôs sobre questões como autonomia financeira da Câmara, conceito de Duodécimo segundo a Constituição Federal, limitações constitucionais, verificação dos valores repassados e despesas com folha de pagamento.

O debate prosseguiu com capacitação dos servidores da Gerência de Fiscalização de Licitações e Contratos, André Pinheiro e Marcello Leite, que explanaram sobre “Licitações e Contratos – legislação e jurisprudência”, repassando informações quanto aos princípios constitucionais previstos na Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações), isonomia, legalidade e economicidade, e irregularidades que podem e devem ser evitadas.

A plateia interagiu tirando dúvidas, que foram prontamente sanadas pelos assessores da Coordenadoria de Orientação Técnica do Tribunal.

SABOEIRO
Para o presidente da Câmara Municipal de Saboeiro, vereador Thiago Braga, o evento foi muito proveitoso e importante, por proporcionar aos presidentes das Câmaras um treinamento como este. “Estamos cuidando do dinheiro público, e o Tribunal de Contas, que é o órgão fiscalizador das Câmaras, pode nos orientar mais ainda”, destacou. Com informações do site oficial do TCE-CE.

Por Flaviano Oliveira - repórter.




Nenhum comentário: