quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Tauá: Apenados do regime semiaberto agora são monitorados por tornozeleira eletrônica.

Os apenados do regime semiaberto de Tauá, passam a ser monitorados a partir de então por tornozeleira eletrônica. 

A implantação aconteceu na tarde desta quinta-feira,31, no Fórum dr. Fábio Augusto.

Compareceram 15 apenados que passarão a usar o equipamento. Esses apenados estavam ainda comparecendo para o pernoite na cadeia pública de Tauá que fica assim totalmente desativada. 

É a primeira vez que a tornozeleira é implantada na comarca local.

Três presos do regime não compareceram, pois um deles o regime foi regredido e dois não justificaram.

Todos os apenados no regime semiaberto do município de Pedra Branca estiveram presentes e também passaram a usar o equipamento.

Segundo o meritíssimo juiz Dr. Tadeu Trindade da 2ª Vara comarca de Tauá, esta implantação se deu devido a desativação da cadeia púbica de Tauá, ocorrida no dia 18 de janeiro e por isso foi necessário o remodelamento das condições do cumprimento de pena dos apenados dos regimes  semiaberto e aberto.

Juiz Dr. Tadeu Trindade, Wanderson Pereira (Coord. Regional de
Monitoramento) e  a  Promotora Dra. Karine Mota.
Foto: Flaviano Oliveira.
Dessa forma, os que estão no regime semiaberto determina o recolhimento domiciliar todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, no período compreendido das 18h00 às 6h00 da manhã do dia seguinte, e também durante todos os finais de semana e feriados, salvo se tiverem autorização para trabalhar, devendo informar o endereço correto da residência, do local de trabalho e eventuais alterações.

Segundo Wanderson Pereira, Coordenador Regional da  Monitoração Eletrônica do Cariri e agora também dos Inhamuns, que esteve realizando a implantação deste sistema em Tauá e repassando todas as informações e detalhamento do funcionamento e tirando dúvidas sobre o equipamento, caso haja o descumprimento das condições, o preso pode sofrer sanções, como a regressão do regime, ressaltou.

Quem esteve presente também foi a promotora Dra. Karine Mota que avaliou de forma positiva estas mudanças no que diz respeito a execução penal na comarca de Tauá, visando trazer beneficio no cumprimento da pena.  “De certa forma os apenados vão ter que trabalhar mais disciplina, rigor tendo em vistas as conduções, do monitoramento eletrônico”, disse.

No período da manhã a mesma implantação aconteceu no município de Mombaça.  Todos os detalhes na edição desta sexta-feira, 01, do RCI em Notícias, a partir das 6h., na Rádio Cultura dos Inhamuns - 960 Am - Tauá.

Por Flaviano Oliveira - repórter.

Nenhum comentário: