quarta-feira, 10 de julho de 2013

Menor Apreendido em Tauá suspeito de vários arrobamentos e furtos contra estabelecimentos comerciais


Com apenas 13 anos e com uma extensa ficha na Delegacia de Policia de Tauá, foi apreendido na noite desta terça feira, 09, por volta das 19h30, o menor de idade de iniciais J.F.V.J, engraxate, conhecido como Chibinha, residente no bairro Bezerra e Sousa, acusado de ter arrombado e furtado o comércio FRIGOLAR que fica situado na Rua Coronel Vicente Alexandrino, bairro Tauazinho. 

Segundo informações da proprietária do comércio, Dona Edilva Pinheiro Caracas, o menor acompanhado possivelmente de outra pessoa, teria destelhado o prédio e furado o forro de gesso, adentrando o estabelecimento e furtado várias mercadorias, como shampoos, desodorantes, cigarros, brinquedos para criança, bombas para encher pneu, entre outras. 

Após a ação, o menor teria tentado vender algumas mercadorias para vizinhos da mercearia. Na ocasião, a equipe do Pro cidadania foi acionada, mas como o menor já tinha sido detido por populares, parte da mercadoria foi recuperada.

Chibinha teria na noite anterior realizado a primeira tentativa, mas não teria dado certo, vindo posteriormente, quando o comércio estava fechado e os seus proprietários que moram ao lado não se encontravam em casa.

O J.F.V.J é suspeito de praticar vários arrombamentos e furtos ocorridos semana passada contra churrascarias e bares da cidade, inclusive parte de alguns objetos já foram recuperados e levados para a Delegacia de Polícia. Segundo informações ele também seria usuário de drogas. 

Depois de aprendido pelo Pro cidadania, o menor foi levado para a 14ª DP de Tauá. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso. Nesta quarta-feira, 10, pela manhã os procedimentos serão concluídos na DP.

Operação Divisa Ceará- Piauí resultou na prisão de duas pessoas por porte ilegal de arma.

Uma operação de Proteção na Fronteira que divide os Estados do Ceará com Piauí, mais precisamente nos municípios de PIO IV e Aiuaba, na localidade de Brauna Ferrada, zona Rural de Aiuaba, juntamente com os policiais do Piauí realizada por volta das 19h00 desta terça-feira, 09, foi localizado um veículo Saveiro de cor preta, 2011, de placas NUQ 9151 – Aiuaba, em atitude suspeita. Na abordagem feita ao carro, duas armas de fogo foram encontradas no interior do mesmo.

No veículo estavam dois senhores identificados como José de Oliveira Gomes , agricultor, 61, e Francisco Ruberlandio de Sousa, agricultor, conhecido como Rubens, 45. Ambos residentes no distrito de Bom Nome – Aiuaba.

José Gomes disse a polícia que a espingarda calibre 28 que estava desmontada, bem como 06 (seis) cartuchos do mesmo calibre pertenciam a sua pessoa. 
Já o rifle calibre 22 que estava municiado, bem como luneta e silenciador, acessórios que estavam acoplados a arma e 40 cartuchos calibre 22, foi assumido como sendo de propriedade de Rubens . Segundo os mesmos, este as armas seriam para caça de animais silvestres. 

As armas não tinham registros, assim como autorização de portá-las. Eles foram trazidas para a 14ª Delegacia Regional de Tauá, onde foi lavrado o flagrante na presença do Delegado, Dr. Osmar Berto. Segundo o Sargento Bandeira, comandante do Destacamento da Policia Militar de Aiuaba, não há restrição contra o veículo que os acusados estavam.

José de Oliveira Gomes deverá responder em liberdade por Porte Ilegal de Arma, Art. 14 - do Estatuto do Desarmamento., já que a fiança já foi arbitrada pelo Delegado no valor de um salário mínimo vigente no País. 

Já Francisco Ruberlandio de Sousa foi enquadrado no Art. 16 – também no Estatuto do Desarmamento, não cabendo fiança devido ele já ter antecedentes por porte ilegal de arma e também pelos acessórios existentes na arma. Neste caso só em juízo, afirmou o Delegado. Os dois homens estão ficaram recolhidos ao xadrez da Delegacia de Tauá .


Nenhum comentário: