quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Deputado Audic Mota cobra nova medida provisória sobre o Fundeb

O deputado Audic Mota (PMDB) cobrou, ontem, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o cumprimento da promessa do Governo Federal em implementar a medida provisória (MP) que regulariza os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o Estado.

Resultado de imagem para deputado audic mota cobra medida provisoriaSegundo o parlamentar, no ano de 2016, houve erros no valor dos recursos repassados pelo Fundeb, resultando no envio de quantias maiores para os municípios. Percebido o erro, o Governo Federal publicou uma portaria informando que iria recuperar os recursos cobrando dos municípios de uma só vez. Entretanto, foi negociada a edição de uma MP para definir esses valores.

Audic Mota lembrou que a maior parte dos recursos do Fundeb destinados aos municípios são usados para o pagamento da folha de professores e outras funções ligadas à educação. “Imaginem o que estados como Ceará, Bahia e Paraíba passarão com esse desconto? Estamos todos atravessando uma grave crise financeira e vamos penalizar justamente nossos educadores?”, questionou.

O parlamentar defendeu a aprovação da medida provisória como uma forma de negociar de forma parcelada a devolução desses recursos ou mesmo que Governo Federal não retome esses valores, pois a parcela do Fundeb referente a julho está em atraso.

Na ocasião, a deputada Dra. Silvana (PMDB) informou que, como presidente da Comissão de Educação da Casa, irá elaborar um documento solicitando a intermediação da bancada federal cearense com o objetivo de negociar a devolução de recursos do Fundeb. “Eu sei que não falta dinheiro para o Governo Federal e não é justo que a educação sofra por um repasso errado”, avaliou.
Já o deputado Ferreira Aragão (PDT) lamentou o erro nos repasses do Fundeb. “Nossos municípios continuam passando necessidade pelo atraso desses repasses e a falta de compromisso do Governo Federal”, criticou.

Estradas

Ainda durante pronunciamento, Audic Mota ressaltou o lançamento do Plano de Estradas do Governo do Estado que, entre outras obras, inclui a construção de uma estrada ligando os município de Parambu e Quiterianópolis, com investimento no valor de R$ 40 milhões.

A deputada Aderlânia Noronha (SD) aproveitou o tema para cobrar a entrega da estrada entre as cidades de Quiterianópolis e Parambu. “Em 2013, essa estrada foi licitada pelo ex-governador Cid Gomes, com ordem de serviço e até hoje não saiu. Espero que dessa vez a promessa seja cumprida”, enfatizou.


Fonte: O ESTADO.

Nenhum comentário: